Togedemaru do Chris

Da Azurilland Wiki, um banco de dados da série de Pokémon ao qual qualquer pessoa pode contribuir
Ir para: navegação, pesquisa
Togedemaru do Chris
Togedemaru do Chris.png
Togedemaru em Ida eletrizante ao mercado!
Geral
Treinador Chris
Gênero Fêmea[1]
Habilidade Para-raios[2]
Estreia Alola às novas aventuras!
Local atual Com Chris
Detalhes
Evoluído Não evoluiu
Treinador Original Chris

Togedemaru do Chris (inglês: Sophocles's Togedemaru; japonês: マーマネのトゲデマル Togedemaru de Māmane) é o primeiro Pokémon obtido por Chris.

Aparições[editar | editar código-fonte]

  • SL001: Alola às novas aventuras!

História[editar | editar código-fonte]

Temporada 20: Sol e Lua[editar | editar código-fonte]

Togedemaru aparece junto a Lílian em Alola às novas aventuras! quando Ash chega à Escola Pokémon. Depois, ele é visto junto a seu Treinador, Chris.

Em O desafio do guardião!, Togedemaru ajuda Chris com um programa de carga. Mais tarde, ele é visto dormindo enquanto Chris e seus colegas de classe conversam com o Professor Nogueira. No dia seguinte, Togedemaru ajuda Chris na competição de estourar balões na festa surpresa do Ash. Devido aos espinhos em suas costas, Togedemaru consegue estourá-los com facilidade. Quando o Pikachu do Ash usa o Choque do Trovão para tentar estourar os balões mais rapidamente, Togedemaru ativa sua habilidade Para-raios e usa o movimento Eletrozap para desviar o ataque. Na hora do almoço, Togedemaru come a comida Pokémon preparada pela Lulú com as dicas dadas pela Lílian.

Em Carregando o Dex!, Togedemaru está junto de seu Treinador quando Ash apresenta o Pokédex Rotom para a turma e acompanha-os até a floresta.

Em A primeira captura em Alola, no estilo Ketchum!, Togedemaru está junto de seu Treinador, que observa o Ash tentando pegar um Grubbin.

Togedemaru está junto de seu Treinador em Bolhas, bolhas! Vai, Popplio! durante uma aula na Escola Pokémon e, no dia seguinte, na aula extracurricular para capturar Pokémon marinhos.

Ash encontra Chris e Togedemaru no shopping em Ida eletrizante ao mercado!. O Pokémon brinca bastante com o Pikachu antes de irem para a sorveteria. Depois, Pikachu, Togedemaru e Rotom Dex estão distraídos olhando uma vitrine quando todas as portas do shopping se fecham e eles se separam de seus Treinadores. Ash e Chris pedem para que eles vão até a sala da fonte de energia. No telhado, os três encontram a Equipe Rocket, que começa a atacá-los. Depois que Ash e Chris chegam, Togedemaru capta a energia do Choque do Trovão do Pikachu para mandar um Eletrozap poderoso contra os vilões, que são levados embora por Bewear.

Togedemaru aparece junto de Chris em É por isso que Litten é um rebelde! na Escola Pokémon.

Em O desafio Ovocionante da Lílian!, Togedemaru brinca junto com Bounsweet, Pikachu e Popplio na Escola Pokémon. Ela demonstra novamente que gosta muito do Pikachu, dando-lhe muitos abraços. Enquanto rolava pela sala de aula, Togedemaru quase acerta Lílian, que tem medo de Pokémon e ficou muito assustada.

Togedemaru aparece na Escola Pokémon em Para derrotar um Totem!, junto com o Chris. Quando todos comemoram gritando por terem encontrado uma solução para a primeira prova do Ash, Togedemaru se assusta e corre de um lado para o outro até encostar no Pikachu e se acalmar, acariciando seu amigo.

Em Prova e tribulação!, Togedemaru aparece na comemoração da vitória de Ash na Grande Prova de Pandam.

Togedemaru se diverte na praia junto com Chris, seus colegas e os Pokémon deles em O sol, o medo, o escoderijo secreto! em uma aula especial do Professor Nogueira. Porém, quando jogavam vôlei com uma bolha de água, Togedemaru estoura acidentalmente a bolha com seus espinhos e fica triste por causa disso.

Em Correndo para um grande evento!, Togedemaru estava pronta para participar da Corrida de Panquecas Pokémon, mas Chris derruba as panquecas em uma das provas do percurso, sendo os dois desclassificados. Ela fica muito brava com seu Treinador e começa a pular em cima dele, machucando-o com seus espinhos.

Depois que dois Ovos chocaram, Togedemaru conhece seus novos amigos Nevinha, o novo Vulpix de Alola da Lílian, e o Vulpix do diretor Gabriel Carvalho em Conhecendo-nos melhor!. No outro dia, Togedemaru estava brincando rolando e sem querer se agarra na perna da Lílian, deixando-a com muito medo.

Movimentos[editar | editar código-fonte]

Movimento Episódio
Eletrozap
Eletrozap O desafio do guardião!
+ indica que este Pokémon usou esse movimento recentemente.*
- indica que este Pokémon não pode usar esse movimento normalmente.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]