Pokédex Rotom (anime)

Da Azurilland Wiki, um banco de dados da série de Pokémon ao qual qualquer pessoa pode contribuir
Ir para: navegação, pesquisa
Pokédex Rotom
Pokédex Rotom SL.png
Pokédex Rotom em Prova e tribulação!
Geral
Treinador Nenhum
Gênero Sem gênero
Estreia Carregando o Dex!
Local atual Viajando com o Ash
Detalhes
Evoluído Não evoluiu
Treinador Original Nenhum

Pokédex Rotom ou Rotom Dex (inglês: Rotom Pokédex; japonês: ロトム図鑑 Rotom Zukan) é um Pokédex que viaja com o Ash.

História[editar | editar código-fonte]

Temporada 20: Sol e Lua[editar | editar código-fonte]

O Pokédex Rotom apareceu pela primeira vez como um Rotom na casa do Professor Nogueira em Carregando o Dex!. Ele foi equipado no Pokédex que o Professor deu para Ash. Ele inicialmente não compreende a reação de Ash ao dizer "maneiro", mas o Professor Nogueira logo explica que isso quer dizer "incrível" e isso deixa o Pokédex Rotom muito feliz. O Pokédex Rotom fica bravo quando Ash o chama somente de Rotom, dizendo que agora ele é um Rotom Dex. Depois, Rotom Dex tira uma foto do Pikachu do Ash e do Rockruff do Professor Nogueira para armazenar em sua memória. Ash, então, pede para ouvir a descrição do Rotom Dex sobre seu Pikachu. Ao descrevê-lo, Rotom Dex puxa a cauda do Pikachu, que acaba dando um choque em todos no laboratório. Quando Ash vai para a aula na Escola Pokémon, ele leva o Rotom Dex junto para apresentá-lo aos seus colegas de turma. Rotom Dex agradece os elogios que recebe de Lulú, Vitória e Lílian, mas Chris é inconveniente e quer abrir o Rotom Dex para analisá-lo por dentro. O Pokémon, obviamente, não deixa o Chris fazer isso. Quando o diretor Gabriel Carvalho chega à sala de aula, ele faz várias brincadeiras com os nomes dos Pokémon e o Rotom Dex tenta acompanhá-lo. Quando a turma vai à floresta para capturar Pokémon, Rotom Dex ajuda seus amigos informando a chance, em porcentagem, de encontrarem Pokémon e dando a descrição do Mimikyu e, mais tarde, do Bewear. Quando a Equipe Rocket aparece, Rotom Dex é insultado por Jessie por não saber quem eles são, nem o que fazem.

O Rotom Dex ajuda Ash novamente com as descrições de Pokémon em A primeira captura em Alola, no estilo Ketchum!, dessa vez dando informações sobre um Grubbin selvagem e sobre o Blissey e o Comfey da Enfermeira Joy. Depois que Pikachu é levado para o Centro Pokémon e está totalmente curado, Rotom Dex faz um teste para ver se Pikachu está mesmo bem: puxa sua cauda. Pikachu então dá um choque no Rotom Dex e também no Ash, que o estava segurando. No dia seguinte, Rotom Dex informa qual a porcentagem de chance de encontrar um Pokémon na floresta atrás da Escola Pokémon. Quando um Rowlet selvagem aparece, Rotom Dex dá a descrição dele, e também do Bounsweet da Lulú, responsável por trazer o Pokémon com seu aroma. Após perseguirem Rowlet, que havia fugido, eles encontram um ninho de Toucannon, Trumbeak e Pikipek. Depois de dar as descrições deles no Pokédex, Rotom Dex fica intrigado, pois achou que o bico de Toucannon não estava quente como havia descrito. No entanto, quando ele coloca a mão no bico, este começa a esquentar e Rotom Dex sente muita dor. Depois de Ash e Pikachu batalharem contra a Equipe Rocket, Rotom Dex elogia Rowlet por sua ajuda na batalha, o que deixa o Pokémon muito orgulhoso. Quando Ash captura Rowlet, Rotom Dex fica espantado com o fato de Ash não ter enfraquecido o Pokémon antes de capturar, pois isso não está em seus dados.

Em Bolhas, bolhas! Vai, Popplio!, o Rotom Dex fica distraído de manhã e o Professor Nogueira o avisa que Ash já tinha ido embora para a Escola Pokémon. Rotom Dex então corre até ele. Depois da aula, Ash e Vitória estão conversando na praia sobre o Popplio dela e o Rotom Dex dá a descrição que ele possui do Pokémon. Quando Popplio faz um balão gigante, de um tamanho que ele nunca tinha feito antes, Rotom Dex diz que isso é impossível e que a bolha está muito maior que o normal. Na casa de Vitória, depois de ver Júlia e Sara brincando com o Pikachu, o Rotom Dex explica que os Pikachu são muito populares na região de Alola. O Rotom Dex é eletrocutado por Pikachu, junto de todos na casa, após as gêmeas terem birncado demais com ele. No dia seguinte, Rotom Dex é usado como apoio para Pikachu pular até o balão da Equipe Rocket, que estava tentando roubar Poké Caronas.

Rotom Dex dá dicas para Ash de como preparar um prato de comida em Ida eletrizante ao mercado!, que no final dá errado. Ele também tira várias fotos do Rowlet. No shopping, Rotom Dex dá a descrição do Togedemaru do Chris e depois acompanha Pikachu e Togedemaru. De repente, os Pokémon são separados de seus Treinadores quando as portas do shopping se fecham. Ash e Chris pedem para que eles vão até a sala da fonte de energia, com a ajuda do Rotom Dex, que os guia através de um mapa do shopping. Os três encontram a Equipe Rocket no telhado, que começa a batalhar com eles. Ash e Chris aparecem depois e Bewear leva os vilões embora.

Quando Ash encontra um Litten selvagem em É por isso que Litten é um rebelde!, Rotom Dex dá a descrição desse Pokémon. Depois de roubar o sanduíche de croquete de Ash, Rotom Dex tenta pegar o Litten, mas não consegue. Mais tarde, quando Ash corre atrás de Litten na feira, Rotom Dex explica para o Professor Nogueira, que acompanhava Ash, o que está acontecendo. No dia seguinte, Rotom Dex explica para Ash sobre as diferenças do Persian da região de Alola.

Depois da classe de Ash escolher um Ovo de Pokémon para cuidarem em O desafio Ovocionante da Lílian!, Chris pergunta ao Rotom Dex se ele pode analisá-lo para descobrir que Pokémon tem dentro, mas Rotom Dex diz que não é equipado com essa função. Mais tarde, Rotom Dex acompanha Ash até a mansão da Lílian e o ajuda com as descrições dos Pokémon Oricorio e Salandit.

Logo ao acordar em Para derrotar um Totem!, Rotom Dex iria chamar Ash para levantar mas se assusta quando percebe que ele já está acordado. Durante a primeira prova de Ash, Rotom Dex ajuda-o a descobrir uma maneira de vencê-la ao dar as descrições do Pokédex de Yungoos e Gumshoos.

Rotom Dex ajuda Ash em sua Grande Prova contra Pandam em Prova e tribulação!, dando as descrições dos Pokémon adversários: Crabrawler e Hariyama.

Em O jovem Kiawe tinha uma fazenda!, Rotom Dex acompanha Ash na visita à fazenda do Kiawe e dá a desccrição de um Mudbray, um dos Pokémon do local.

Enquanto a turma do Professor Nogueira brinca na praia em O sol, o medo, o esconderijo secreto!, Rotom Dex descansa na sombra de um guarda-sol com o professor. Ao ser questionado sobre brincar na água com os outros, ele diz que, mesmo sendo à prova d'água, prefere não arriscar. Chris então joga água no Rotom com sua pistola d'água, o que o deixa um pouco irritado. Rotom Dex depois ajuda Ash dando a descrição do Pokémon venenoso Mareanie, que começou a atacá-los. Mais tarde, enquanto batalham contra a Equipe Rocket, Rotom informa, lamentavelmente que Rowlet está envenenado e não tem condições de continuar batalhando.

Durante o treino de Ash para a Corrida de Panquecas Pokémon em Correndo para um grande evento!, Rotom Dex ajuda a medir a velocidade do Pikachu. Ele também dá a descrição do Raichu da Nina e do Komala do diretor Carvalho.

Em Conhecendo-nos melhor!, Rotom Dex dá a descrição dos dois Vulpix que chocaram de Ovos: o Nevinha da Lílian e o Vulpix do diretor Carvalho.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Língua Dublador
Bandeira Japão.png Japão Daisuke Namikawa
Bandeira Estados Unidos.png Estados Unidos Roger Callagy
Bandeira Brasil.png Brasil Desconhecido