Pandam

Da Azurilland Wiki, um banco de dados da série de Pokémon ao qual qualquer pessoa pode contribuir
Ir para: navegação, pesquisa
Pandam
Pandam Sun e Moon.png
Artwork de Pandam em Pokémon Sun e Moon
Geral
Região Alola
Cidade natal Cidade de Iki
Família Hibi (neto)
Classe Kahuna da ilha, Elite dos Quatro
Jogos Pokémon Sun, Moon, Ultra Sun e Ultra Moon
No anime
Dubladores Japão Nobuyuki Hiyama
Estados Unidos Ryan Andes
Brasil Isaac Bardavid
Estreia Para derrotar um Totem!

Pandam (inglês: Hala; japonês: ハラ Hala) é um personagem introduzido em Pokémon Sun e Moon. Ele é o kahuna da Ilha de Melemele e membro da Elite dos Quatro de Alola. Sua especialidade é o tipo Luta.

No anime[editar | editar código-fonte]

Pandam no anime

História[editar | editar código-fonte]

Temporada 20: Sol e Lua[editar | editar código-fonte]

Pandam aparece pela primeira vez em Para derrotar um Totem!, onde dá um desafio para Ash no qual o Treinador deve encontrar uma maneira de se livrar de um bando de Rattata e Raticate que estavam aterrorizando o local. No dia seguinte, Pandam leva Ash até uma caverna onde estão um Yungoos, um Gumshoos e um Gumshoos Totem. Depois que Ash resolve o problema com os Pokémon selvagens, Pandam desafia Ash para a batalha da Grande Prova da Ilha de Melemele.

A Grande Prova contra Ash acontece em Prova e tribulação!. Primeiramente, Pandam leva o Treinador até as Ruínas do Conflito paraagradecer a Tapu Koko. Em seguida, eles vão para um campo de batalha na Cidade de Iki, onde o verdadeiro desafio começa. Pandam usa os seus Pokémon Hariyama e Crabrawler e também executa o Movimento Z Batida Demolidora. Derrotado, Pandam estava prestes a entregar para Ash o Lutadorium Z como recompensa, porém Tapu Koko substitui esse Cristal Z por um Eletrium Z. À noite, Pandam e seus Pokémon participam da comemoração pela vitória de Ash.

Pokémon[editar | editar código-fonte]

Em mãos[editar | editar código-fonte]

Hariyama do Pandam.png
Hariyama
Hariyama é o principal Pokémon de Pandam e aparece pela primeira vez em Para derrotar um Totem! ajudando seu Treinador a recolher troncos que haviam caído em uma estrada. Ele reaparece na casa de Pandam quando Ash vai visitá-lo. Em Prova e tribulação!, ele é usado na batalha da Grande Prova contra Ash. À noite, ele participa da comemoração pela vitória do Ash.

Hariyama conhece os movimentos Fingimento, Derrubar, Golpe de Braço e Tambor Máximo, e sabe executar o Movimento Z Batida Demolidora.

Crabrawler do Pandam.png
Crabrawler
Crabrawler foi o primeiro Pokémon enviado por Pandam durante a Grande Prova do Ash em Prova e tribulação!. À noite, ele participa da comemoração pela vitória do Ash.

Crabrawler conhece os movimentos Jato de Bolhas, Balanço Violento e Soco Empoderador.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Língua Dublador
Bandeira Japão.png Japão Nobuyuki Hiyama
Bandeira Estados Unidos.png Estados Unidos Ryan Andes
Bandeira Brasil.png Brasil Isaac Bardavid

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Língua Nome Significado
Bandeira Japão.png Japonês ハラ Hala De hala (havaiano para a espécie de planta Pandanus tectorius).
Bandeira Estados Unidos.png Inglês Hala Igual ao nome em japonês.
Bandeira Brasil.png Português do Brasil Pandam Do gênero de planta Pandanus.