Ash Ketchum

Da Azurilland Wiki, um banco de dados da série de Pokémon ao qual qualquer pessoa pode contribuir
Ir para: navegação, pesquisa
Ash Ketchum
Ash Ketchum SL.png
Arte de Ash em Pokémon, a série: Sol e Lua
Geral
Sexo Masculino
Região Kanto
Idade 10
Cidade natal Cidade de Pallet
Família Delia Ketchum (mãe)
Classe Treinador Pokémon
Dubladores Japão Rica Matsumoto
Estados Unidos Sarah Natochenny
Brasil Charles Emmanuel
Estreia Pokémon, Eu Escolho Você!

Ash Ketchum (japonês: サトシ Satoshi) é o principal protagonista do anime Pokémon.

Aparições[editar | editar código-fonte]

  • SL001: Alola às novas aventuras!

História[editar | editar código-fonte]

Temporada 20: Sol e Lua[editar | editar código-fonte]

Ash chega à Ilha de Melemele na região de Alola em Alola às novas aventuras!. Depois de se divertir na praia, sua mãe, Delia, e Mimey o lembram que precisavam entregar um Ovo do Professor Carvalho para seu primo na Escola Pokémon. No caminho, Ash descobre sobre a Poké Carona, um meio de transporte Pokémon muito usado em Alola. Ele se separa de sua mãe e chega acidentalmente à escola enquanto ia atrás de outros Pokémon. Uma de suas futuras colegas, Lulú mostra o local para ele e o apresenta ao diretor Gabriel Carvalho e ao Professor Nogueira. Depois de ver Kiawe, outro futuro colega, batalhando contra os vilões integrantes da Equipe Skull, Ash decide ajudar na batalha e observa pela primeira vez um Movimento Z, executado por Kiawe. O professor então se aproxima para contar dos Movimentos Z, do Desafio da Ilha e também dos guardiões da ilha. Enquanto ouvia o professor, Ash vê um Pokémon misterioso que, de acordo com as descrições que deu a Nogueira, parece ser Tapu Koko, o guardião da Ilha de Melemele. À noite, quando jantava com sua mãe, Ash vê Tapu Koko de novo e vai atrás dele. Ao se aproximar, o Pokémon guardião dá uma Pulseira Z, equipada com um Eletrium Z, para Ash, o que o deixa ainda mais animado para começar suas aulas no dia seguinte na Escola Pokémon.

Ash começa o seu primeiro dia de aula na Escola Pokémon em O desafio do guardião!. Ele é apresentado pelo Professor Nogueira aos seus colegas, que já o conhecem. Todos na Escola ficam intrigados com a Pulseira Z e o Cristal Z no pulso do Ash e ele diz que os ganhou do Tapu Koko na noite anterior. Na aula sobre formas regionais do diretor Carvalho, Ash fica surpreso ao descobrir que o Exeggutor de Alola é do tipo Dragão e quer observá-lo mais de perto, mas acaba sendo atacado pela cauda do Exeggutor. Lílian tentou avisá-lo antes, mas não deu tempo. Depois da aula, Ash vai para a casa do Professor Nogueira e come um prato delicioso de jantar. Depois, ele brinca com o Rockruff que fica na casa do Professor. No dia seguinte, Ash está atrasado para a escola e quando chega lá, recebe uma festa surpresa de todos os seus colegas. Como o primeiro desafio da festa, Ash e Pikachu competem contra Chris e Togedemaru estourando balões. Quem estourar todos os balões primeiro vence. Ash comanda o seu Pikachu para usar o Choque do Trovão nos balões para destruí-los mais rápido, mas o Togedemaru do Chris absorve o movimento com sua habilidade Para-raios e Ash perde o jogo. Na próxima surpresa, o Pikachu do Ash tem que disputar uma corrida na terra e na água contra o Popplio da Vitória, mas eles perdem novamente. A outra surpresa é uma corrida de Tauros contra Kiawe. Ash quase consegue ganhar, mas é derrotado de novo. Então, o Professor Nogueira aparece e o convida para sua quinta surpresa: uma batalha Pokémon contra ele. Mas antes, Ash vai ao restaurante da Lulú junto com ela, Lílian, Vitória, Chris e Kiawe para o almoço. De repente, Tapu Koko aparece novamente e todos ficam surpresos. Ele rouba o boné do Ash, que vai atrás dele no meio da floresta. Ao encontrá-lo, Tapu Koko desafia Ash para uma batalha. Ash usa seu Pikachu contra ele e fica surpreso quando o Choque do Trovão praticamente não o atinge. Tapu Koko então pede para Ash usar sua Pulseira Z e o movimento Z do tipo Elétrico: Gigavolt Destruidor. Depois de usar esse movimento, Tapu Koko vai embora e o Cristal Z que Ash usou desintegra-se. Lulú vem perguntar se está tudo bem com Ash e elogia tanto ele quanto o Pikachu. Ash então decide que irá fazer o Desafio da Ilha para conseguir o Eletrium Z de volta. No dia seguinte, Ash recebe um Pokédex do Professor Nogueira.

O seu novo Pokédex é ativado por um Rotom pelo Professor Nogueira em Carregando o Dex!: é o Pokédex Rotom. Ash diz que achou o Pokédex Rotom "maneiro", mas o Rotom não compreende o que Ash quis dizer com isso. Ash depois pede para ouvir a descrição do Rotom Dex sobre seu Pikachu. Ao fazer isso, Rotom Dex puxa a cauda do Pikachu e acaba eletrocutando todos no laboratório. Ao chegarem à Escola Pokémon, Ash apresenta o Rotom Dex para seus colegas de classe. Depois, eles saem com toda a turma para capturar Pokémon. Ao encontrarem um Mimikyu na floresta, Ash decide capturá-lo e comanda seu Pikachu para atacar. Depois que o Cauda de Ferro não funcionou, Ash percebe que precisa atacar a distância e pede para Pikachu usar o Bola Elétrica. De repente, a Equipe Rocket aparece e Meowth começa a atacá-los. O Mimikyu selvagem entra para o lado da Equipe Rocket e Ash tem que batalhar com ele também, mas um Bewear logo aparece e leva Jessie e James embora.

Ash tenta novamente capturar seu primeiro Pokémon em Alola em A primeira captura em Alola, no estilo Ketchum!. Com a ajuda do Rotom Dex e do Pikachu, Ash enfraquece um Grubbin, joga a Poké Bola, mas não consegue capturá-lo. Grubbin entra debaixo da terra e, quando sai, ataca ferozmente o Pikachu e foge. Ash aceita o pedido da Lulú de levá-los até o Centro Pokémon e agradece Kiawe por ir contar ao Professor Nogueira tudo o que aconteceu na floresta. Ao chegar ao Centro Pokémon, Ash conhece a Enfermeira Joy da região de Alola e descobre que ela tem um Blissey e um Comfey. Ele pede para que ela cuide do Pikachu. Ash fica maravilhado com o poder que Comfey tem de curar os Pokémon, depois que o Rotom Dex leu sua descrição. No dia seguinte, Ash come umas frutas e toma um suco junto com Lulú na varanda. Ele diz que tem certeza de que vai capturar um Pokémon nesse dia. Então, um Rowlet selvagem aparece e começa a atacar o Bounsweet da Lulú. Depois de vários ataques, o Pokémon fica confuso, não consegue se segurar em um fio de energia e cai. Ash corre para poder salvar Rowlet, antes que ele caia no chão. Depois de um desmaio, Rowlet fica feliz em acordar e ver a mochila do Ash fofinha em que ele pode pular e as frutas que Ash deu para ele comer. Porém, quando Ash pergunta se ele quer ser capturado e fazer parte de sua equipe, Rowlet foge voando e levando uma fruta com ele. Ash, Pikachu, Rotom Dex, Lulú e Bounsweet seguem Rowlet até um ninho de Toucannon, Trumbeak e Pikipek. Ash fica feliz por Rowlet ter tantos amigos. De repente, a Equipe Rocket aparece e ameaça roubar todos os Pokémon selvagens com uma rede, com a justificativa de eles terem roubado a comida de Bewear. Ash manda seu Pikachu para batalhar contra o Mimikyu da Jessie. Depois que a Equipe Rocket é levada embora pelo Bewear, Ash agradece Rowlet por tê-lo ajudado na batalha com seu Folhagem e decide não capturá-lo mais e deixá-lo com seus amigos na floresta. No entanto, Rowlet quer continuar com Ash e voa até dentro de sua mochila. Ash então lança uma Poké Bola para capturar seu mais novo amigo, e seu primeiro Pokémon na região de Alola.

Em Bolhas, bolhas! Vai, Popplio!, Ash encontra Vitória ensinando seu Popplio a fazer um balão no caminho para a Escola Pokémon. Na aula, Ash descobre que haverá uma aula extracurricular no dia seguinte para capturar Pokémon marinhos e ele se lembra que não tem uma Vara de Pesca. Vitória então oferece uma de suas varas para Ash usar e os dois vão para a casa dela depois da aula. Antes de irem até lá, Vitória o leva para o lugar onde conheceu seu Popplio na praia e conta como tudo aconteceu. Quando chegam à casa dela, Ash fica feliz em ver um Lapras, que é usado como Poké Carona da Vitória. Ao entrar, conhece as irmãs de Vitória, Júlia e Sara, que são gêmeas. Elas brincam com o Pikachu do Ash, que não gosta muito da brincadeira e dá um choque em todos que estão ali. No dia seguinte, Ash fica maravilhado com a Vara de Pesca de Chris, que diz que ela pode pescar até um Wailord. Durante a pescaria, Lílian consegue pegar um Milotic, mas ela perde o controle da vara. Ash pula na água para ajudar, porém o Milotic rompe a linha e foge. Enquanto estão descansando, a Equipe Rocket aparece e rouba todas as Poké Caronas e também o Rowlet do Ash. Depois de perceber que o Choque do Trovão não vai funcionar, Ash comanda o Pikachu para usar o Cauda de Ferro para libertá-los e o Rowlet usar o Folhagem para derrubar o balão. Quando todos já estão a salvo, Ash parabeniza Popplio pelo gigante balão que salvou os outros Pokémon e pede para que ele faça isso de novo. Porém, esse novo balão envolve Ash e Pikachu dentro dele e os dois ficam molhados.

O Professor Nogueira deixa Ash sozinho em sua casa em Ida eletrizante ao mercado!. Enquanto pensa em uma boa maneira de treinar, seu Rowlet cai de cima de uma estante e derruba tudo o que está nela e até o suco que Ash estava tomando. Com a camiseta suja, Ash decide lavá-la e acrescenta na máquina um monte de jalecos do Professor. No entanto, a máquina enche demais e transborda um monte de água em toda a lavanderia. Ash, com a ajuda de seus Pokémon, limpa o local, mas está morrendo de fome e decide comer algo. Com instruções dadas pelo Rotom Dex, Ash prepara uma comida com muitos ingredientes diferentes misturados e em quantidades erradas. Quando ele vai experimentar, a comida está tão ruim que ele cospe tudo no Pikachu, que dá um choque em todos que estão perto. Como não tem mais comida na geladeira, eles vão ao shopping e lá encontram o Chris com seu Togedemaru, que estavam indo tomar sorvete. Ash e seus Pokémon os acompanham. Depois de comer, enquanto passeavam pelo shopping, todas as portas se fecharam e Ash se separou de seu Pikachu e do Rotom Dex. Ash e Chris decidem ir até a sala da fonte de energia para resolver o problema. Por informações erradas nos dados que seu colega seguia, Ash deu de cara com uma porta fechada várias vezes. Em um desses caminhos, a porta de onde os dois vieram começa a se fechar e Rowlet avisa Ash e Chris para que saiam logo. Na correria, Chris cai no chão e Ash o ajuda a passar por baixo da porta prestes a se fechar. Os dois encontram a Equipe Rocket no telhado enquanto Pikachu está em perigo de cair de um prédio ao lado. Ash manda Rowlet resgatar Pikachu, e Bewear aparece para levar a Equipe Rocket embora. Quando sai do shopping, Ash percebe que esqueceu de fazer as compras. O Professor Nogueira chega e diz que não tem problema, e convida Ash e Chris para jantar no restaurante da família da Lulú.

Ash estava indo para a escola em É por isso que Litten é um rebelde! quando encontra um Litten selvagem que aparenta estar faminto. Ash iria lhe oferecer um pedaço de seu sanduíche de croquete, mas Litten rouba tudo e vai embora. Ash fica muito bravo, mas seus colegas na Escola Pokémon dizem que Litten é fofinho e que sempre pede comida para eles também. Ash decide então que vai capturá-lo para ensinar a ele que roubar é errado. Mais tarde, quando está fazendo compras com o Professor Nogueira, Litten aparece correndo e Ash o segue até uma barraca na feira onde uma senhora vende frutas. Ela estava dando comida para o Litten e explica que não faz ideia de onde ele mora, mas que é tradição em Alola dar comida aos outros Pokémon. No dia seguinte, Ash vê Litten sendo perseguido por um Persian de Alola depois da escola. Ele manda Persian embora com os ataques do Pikachu e depois leva Litten para o Centro Pokémon. Antes de ser totalmente recuperado, o Pokémon selvagem foge e Ash vai atrás dele para levá-lo para a casa do Professor Nogueira. Durante a noite, Litten foge para a casa onde vive com um Stoutland idoso para levar a fruta para ele. Ash o segue e descobre por que Litten roubava a comida dos outros. O Persian de Alola de antes aparece para atacá-los, mas Pikachu e Litten defendem. No dia seguinte, Ash vai até a casa para levar bastante comida, mas descobre que Litten e Stoutland não estavam mais lá. No mercado, ele volta a falar com a senhora, que consegue trazer Litten de volta para perto deles, mas o Pokémon ainda não confia em Ash.

Em O desafio Ovocionante da Lílian!, Ash participa da aula especial do diretor Carvalho, no qual ele dá um Ovo de Pokémon para a classe dele cuidar. Lílian é a encarregada por cuidar dele durante a noite, mas, como ela não consegue tocar em Pokémon, Ash a ajuda a levá-lo até a casa dela. Ao chegar lá, ele conhece o mordomo da Lílian, Pedro, que o convida para conhecer a mansão. Ash fica espantado com o tamanho da casa. Ao chegar ao quarto da Lílian, Ash posiciona o Ovo em um lugar confortável no sofá e depois observa uma foto da Lílian quando era criança. Ela estava segurando um Lillipup ao lado de sua mãe e seu irmão. Ash então pergunta por que Lílian conseguia pegar Pokémon naquela época e agora não mais. Lílian explica que seu medo surgiu depois de passar um tempo com sua mãe, mas não sabe o motivo. Quando a empregada da Lílian chega com comida, Ash fica muito contente e assustado com a quantidade de comida que ela trouxe. Ao observar o jardim na varanda, Ash fica entusiasmado com o campo de batalha e desafia Pedro para uma batalha. Ash decide escolher o Rowlet para usá-lo na primeira batalha Pokémon dele. De repente, eles ouvem um grito e descobrem que é Lílian no quarto tentando proteger o Ovo de um Salandit selvagem. Ash então comanda Pikachu e Rowlet para atacar e espantar o Salandit.

Ash decide encarar sua primeira prova do Desafio da Ilha em Para derrotar um Totem!. Ele é levado pelo Professor Nogueira até o kahuna da Ilha de Melemele, Pandam, que lhe propõe um desafio: descobrir uma maneira de acabar com a destruição que os Rattata e Raticate de Alola estão causando, sem batalhar diretamente com eles. No dia seguinte, os amigos de Ash o ajudam a pensar em algo e o Rotom Dex diz que os Pokémon Yungoos e Gumshoos são predadores naturais de Rattata e Raticate. Para pôr seu plano para funcionar, Pandam leva Ash até uma caverna onde estão localizados um Yungoos e um Gumshoos, comandados por um Gumshoos Totem, que podem ajudar. Depois de batalhar contra eles, Ash recebe um Normálium Z como recompensa e os três Pokémon da caverna aceitam espantar os Rattata e Raticate que estavam causando problemas.

A Grande Prova do Ash começa em Prova e tribulação!. Ele é levado pela Oficial Jenny, junto com o Professor Nogueira, até a casa de Pandam na Cidade de Iki, onde Ash e o kahuna partem para as Ruínas do Conflito para iniciar o desafio. De volta à cidade, Ash batalha contra o Crabrawler e o Hariyama de Pandam, com a ajuda do seu Pikachu e do seu Rowlet. Completada a batalha, Ash receberia um Lutadorium Z. No entanto, Tapu Koko aparece e troca esse Cristal Z por um Eletrium Z, que permite a Ash usar o Gigavolt Destruidor. À noite, todos comemoram a vitória de Ash.

Em O jovem Kiawe tinha uma fazenda!, Ash está treinando o Movimento Z Carreira Esmagadora com seu Rowlet acompanhado pelo Professor Nogueira quando Kiawe chega voando em seu Charizard. Ash fica animado em passar um dia com Kiawe e visitar a fazenda da sua família na Ilha de Akala. Ao chegar lá, Ash decide ajudar seu amigo com várias tarefas diárias, como lavar os Mudbray e recolher feno, deixando-o exausto no final do dia. No dia seguinte, Ash e Kiawe fariam uma entrega na casa do Haroldo, mas os Recrutas da Equipe Skull aparecem novamente e derrubam o Pelipper que Ash estava usando como Poké Carona. Pikachu então usa o Movimento Z Gigavolt Destruidor, espantando a Equipe Skull para longe. Ao chegarem na casa de Haroldo, Ash e Kiawe batalham a pedido do jovem padeiro.

Toda a turma do Professor Nogueira está tendo uma aula na praia em O sol, o medo, o esconderijo secreto!. Depois de se divertirem na água, o professor dá a tarefa de observarem Pokémon. Ash decide ir, junto de seu Pikachu, Rowlet e Rotom Dex, para a parte de trás de umas rochas, onde encontra a Equipe Rocket. O Pikachu e o Rowlet batalham contra o Mimikyu do Jessie e também contra um novo Pokémon que estava ajudando a Equipe Rocket: um Mareanie, que seria mais tarde capturado por James. Ash quase perde a batalha até o Bewear chegar e levar os vilões embora.

Ash participa da Corrida de Panquecas Pokémon em Correndo para um grande evento! junto com seu Pikachu. Ele descobre o evento com a Lulú e, após conhecer Nina, vencedora da corrida do ano anterior, decide participar.

Em Conhecendo-nos melhor!, Ash e Lulú seguem Lílian e sua recém-chocada Vulpix de Alola, apelidada de Nevinha, enquanto elas passeiam pela cidade.

Pokémon[editar | editar código-fonte]

Em mãos[editar | editar código-fonte]

Pikachu do Ash.png
Pikachu 15px
Ash recebeu seu Pikachu do Professor Carvalho como Pokémon inicial de Kanto na Cidade de Pallet. Pikachu é o melhor amigo de Ash e acompanha seu Treinador em suas aventuras desde o primeiro episódio do anime, Pokémon, Eu Escolho Você!.
Rowlet do Ash.png
Rowlet
Ash conheceu Rowlet em A primeira captura em Alola, no estilo Ketchum!, quando o Pokémon atacou o Bounsweet da Lulú, pensando que era uma fruta. Rowlet adora ficar dentro da mochila do Ash.

Poké Carona[editar | editar código-fonte]

Tauros Poké Carona do Ash.png
Tauros
Tauros aparece na corrida de Ash contra Kiawe em O desafio do guardião!.
Lapras Poké Carona do Ash e da Lulú.png
Lapras
Lapras aparece como Poké Carona de Ash em Bolhas, bolhas! Vai, Popplio! na aula extracurricular para pescar Pokémon marinhos. Ele é capturado por uma rede da Equipe Rocket quando o grupo está descansando na praia.
Pelipper Poké Carona do Ash.png
Pelipper
Pelipper é usado como Poké Carona do Ash em O jovem Kiawe tinha uma fazenda! para levá-lo até a fazenda de Kiawe na Ilha de Akala e ajudá-lo nas entregas. Ele é atacado pelo Salandit de um Recruta da Equipe Skull quando estava voando em direção à casa do Haroldo.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Língua Dublador
Bandeira Japão.png Japão Rica Matsumoto
Bandeira Estados Unidos.png Estados Unidos Veronica Taylor (EP001-RS144, Filmes 1-8, A Sneak Peek at Pokémon, Pokémon: O Retorno de Mewtwo)
Kayzie Rogers (primeira dublagem de O Mentor do Pokémon Miragem)
Sarah Natochenny (RS145-presente, Filme 9-presente, redublagem de O Mentor do Pokémon Miragem)
Bandeira Brasil.png Brasil Fábio Lucindo (EP001-XY093, Filmes 1-18, Pokémon Crônicas, O Mentor do Pokémon Miragem)
Charles Emmanuel (XY094-presente, Filme 19-presente)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Língua Nome Significado
Bandeira Japão.png Japonês サトシ Satoshi De 智 chi (sabedoria; razão), que pode ser lido como Satoshi se for um nome; em nome de Satoshi Tajiri.
Bandeira Estados Unidos.png Inglês Ash Ketchum O primeiro nome pode ser encontrado no nome japonês, Satoshi. Ash também é o nome padrão para Red em Pokémon Red e Blue. Ketchum tem um som parecido com catch 'em (pegue-os).
Bandeira Brasil.png Português do Brasil Ash Ketchum Igual ao nome em inglês.